Buscar
  • Defensor Comercial

Acordo

Conceito nas ações de revisão de contrato e demais ações judiciais.

"No Acordo vários pontos das propostas precisam obter o aceite das partes."

Existem conceitos básicos para explicar o significado do acordo sendo semelhante à barganha. O acordo e a barganha são considerados como meios "honestos" de se chegar ao fechamento do negócio. Já coerção, emoção e raciocínio lógico são considerados conceitos "desleais" ou "manipulatórios".


A manipulação é a disposição de alcançar os próprios objetivos utilizando essencialmente a palavra sem se preocupar muito com a exigência de veracidade de seu conteúdo. No acordo vários pontos das propostas precisam obter o aceite das partes. São os pontos nos quais o entendimento pode e deve ser realizado.


Alternativas são possíveis ações que uma parte pode realizar sem entrar em acordo com as outras partes (diferente de opções, que requerem acordo). Interesses são as preocupações, desejos, necessidades, esperanças e temores subjacentes e motivadores das posições, exigências e pontos de vista das diferentes partes.

"A pauta inspira as pessoas a tomarem notas sobre o que está acontecendo."

Diariamente pessoas discutem negócios e chegam a acordos satisfatórios sem negociar. A negociação é necessária quando duas ou mais partes se defrontam com diferenças de objetivo ou de ponto de vista. Em decorrência destas diferenças, a negociação envolve um componente fundamental, o movimento. O objetivo aqui consiste em induzir a outra parte a deslocar-se de sua posição original em direção a novos objetivos. A negociação é um processo contínuo que começa com a preparação (antes do encontro das partes), desenvolve-se (encontro das partes) e continua com o controle e avaliação (após o encontro das partes), até a próxima negociação (se houver).


A pauta constitui um maravilhoso instrumento de controle, evita que a outra parte aborde uma questão delicada, é uma vantagem competitiva. Uma pauta escrita tem poder de autoridade sobre os participantes de uma reunião proporcionando um plano geral sobre o assunto. A pauta inspira as pessoas a tomarem notas sobre o que está acontecendo. Nas ações de revisão de contrato o acordo entre as partes envolvidas sempre é a forma de encerrar todos os processos judiciais em andamento e arquivados. No acordo judicial de revisional as partes combinam o valor para a quitação do contrato, liberação da alienação quando existente, exclusão definitiva do SPC e SERASA, bem como encerrar todas as lides envolvidas, diminuindo de maneira significativa o número de processos no Judiciário. A melhor maneira de encerrar um processo judicial de revisão de contrato é através do acordo judicial.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

APOSENTADORIA: COMO FUNCIONA HOJE?

Qualquer pessoa que esteja prestes a se aposentar ou solicitar uma pensão deve estar atento. A reforma da previdência estabeleceu uma regra de transição automática, que altera o pagamento de benefício

Juros de Veículos: Como diminuir?

Ocorre que muitos bancos aproveitaram essa situação para cobrar juros abusivos. Quando as pessoas percebem, querem saber se é mesmo possível reduzir os juros do contrato. Como identificar um Juros abu

Direito Previdenciário e os Juros Abusivos

Um tema importante, entrelaçado com o direito bancário e o previdenciário, é a discussão sobre os limites dos empréstimos salariais para as parcelas mensais dos benefícios sociais pagos aos aposentado