Buscar
  • Defensor Comercial

Aposentadoria Especial da Aviação Após Reforma da Previdência

A aposentadoria especial da aviação após a reforma da previdência mudou muito em relação ao que era antes. A emenda constitucional trouxe novas disposições para a aposentadoria especial. Prossigamos com as mudanças relacionadas à aposentadoria especial:


Idade mínima:

Antes da Reforma: não havia exigência de idade mínima.

Depois da Reforma: a Reforma traz a exigência de idade mínima de 60 anos de idade, tanto para homem como para mulheres.


Valor proporcional:

Antes da Reforma: o valor era integral, equivalente a 100% do valor da média salarial obtida pelo requerente.

Depois da Reforma: o valor será proporcional ao tempo de trabalho. Será de 60% da média salarial + 2% por ano de trabalho especial acima de 20 anos.


Regra de transição:

Antes da Reforma: não havia nenhuma regra de transição.

Depois da Reforma: foi criada uma regra de transição para aqueles que já estavam trabalhando com alguma atividade especial antes da Reforma.

A regra diz que poderá se aposentar com o mínimo de 25 anos de atividade especial aquele trabalhador que atingir a soma entre tempo de trabalho e idade o total de 86 pontos.


Cálculo da média:

Antes da Reforma: 80% da média aritmética simples dos maiores salários de contribuição desde 07/1994.

Depois da Reforma: 100% da média aritmética simples dos salários de contribuição desde 07/1194.


O impacto dessa mudança é que se você têm meses com rendimentos abaixo do teto desde 07/1994, o que é bastante comum, então nos seus cálculos de pós-aposentadoria a sua média certamente ficará abaixo da média da pré-aposentadoria.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

APOSENTADORIA: COMO FUNCIONA HOJE?

Qualquer pessoa que esteja prestes a se aposentar ou solicitar uma pensão deve estar atento. A reforma da previdência estabeleceu uma regra de transição automática, que altera o pagamento de benefício

Juros de Veículos: Como diminuir?

Ocorre que muitos bancos aproveitaram essa situação para cobrar juros abusivos. Quando as pessoas percebem, querem saber se é mesmo possível reduzir os juros do contrato. Como identificar um Juros abu

Direito Previdenciário e os Juros Abusivos

Um tema importante, entrelaçado com o direito bancário e o previdenciário, é a discussão sobre os limites dos empréstimos salariais para as parcelas mensais dos benefícios sociais pagos aos aposentado